Empreendedorismo Social

A palavra empreendedorismo tem origem francesa “entrepeur”, que significa fazer algo novo.
O termo empreendedorismo social se refere á qualquer iniciativa empreendedora feita com o intuito de avançar causas sociais e ambientais , com ou sem fins lucrativos.
Resumindo, empreendedores socias visam transformar o mundo e melhorar a qualidade de vida das pessoas, buscando uma forma de vida mais justa e com menos desigualdade social, resolvendo situações relacionadas á moradia, saúde, educação, emprego, alimentação, meio ambiente e direitos humanos
Um bom exemplo é o Instituto Chapada, a organização regida pela pedagoga Cybele Oliveira, ajuda a melhorar a qualidade da educação pública, oferecendo apoio á formação continuada de professores e gestores de escolas.
O Adaptsurf é um projeto carioca que promove inclusão e integração social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida com o surf adaptado, desenvolvendo parcerias com entidades ligadas ao esporte, escolas de surf e outros.
Criado em 1980, o Projeto Tamar, se tornou internacionalmente reconhecido como uma das maiores e mais bem sucedidas organizações em conservação marinha, atuando em vinte e seis localidades na área de pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas do Brasil.
O empreendedorismo social gera valor para a sociedade e são focados na população de baixa renda.
São empáticos e motivados pelo altruísmo.
Para começar a desenvolver uma idéia, é preciso encontrar um problema a ser solucionado, promovendo assim uma solução e trazendo qualidade de vida para a população.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *